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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5939
Tipo do documento: Dissertação
Título: Charge: subsídio para argumentação e utilização da coesão na produção textual no ensino superior
Autor: Costa, Dorotea Maria Leal 
Primeiro orientador: Silva, Raynice Geraldine Pereira da
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo acerca da utilização do texto multimodal e/ou imagético charge com o intuito de investigar as habilidades de produção textual, dos alunos do Ensino Superior, a partir da retextualização do GT charge para a feitura do texto argumentativo. A partir dos estudos de Bentes, (2012); Marcuschi, (2008) e Adam (2011), tem-se como base teórica a Linguística Textual (LT) que desempenha as operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em uma realidade natural de produção. Para a realização da pesquisa, optou-se pelos cursos Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Marketing e foi feita uma análise a partir da amostragem de 40 produções textuais produzidas pelos informantes enunciadores dos referidos cursos. As temáticas escolhidas foram: Alienação Parental e Redes Sociais, ambos os temas não vão ao encontro aos anseios dos cursos em questão, porém a escolha se deu pelo fato delas serem atuais e pertinentes ao contexto social. Os objetivos específicos almejados nesse trabalho são: 1. Definir na retextualização como ocorre o uso dos elementos de referenciação, além das conexões entre os enunciados. 2. Verificar se a utilização do texto multimodal e imagético: charge, em uma sala de aula, auxilia o aluno a produzir textos argumentativos. 3. Analisar as produções argumentativas dos alunos do Ensino Superior, observando as questões relacionadas à coesão, à referenciação, e à utilização do texto multimodal e imagético charge como texto-base. Para que tal pesquisa obtivesse êxito em relação aos objetivos, assim como às perguntas da pesquisa, utilizou-se além da pesquisa bibliográfica, o Estudo de Caso (EC) intrínseco. Os resultados apresentados são: a) há necessidade de que o aluno do Ensino Superior escreva mais, ainda que a universidade cumpra com seu papel, enfatizando a escrita acadêmica; b) o trabalho com a escrita no Ensino Superior deve ressaltar o trabalho com textos multimodais e/ou imagéticos; c) o gênero textual charge auxiliou os informantes enunciadores a produzirem o texto argumentativo; d) os informantes enunciadores utilizam os mecanismos coesivos, mesmo que, às vezes, não saibam identificá-los. Dessa forma, como se sabe que o mercado de trabalho, hoje, exige um profissional que saiba não só ler, mas também escrever, entende-se ser essencial a produção textual no ambiente acadêmico e profissional.
Abstract: This dissertation presents a study about the use of multimodal and / or imagery cartoon text with the purpose of investigating the textual production skills of Higher Education students, from the retextualization of the GT charge to the making of the argumentative text. From the studies of Bentes, (2012); Marcuschi, (2008) and Adam (2011), has as a theoretical basis the Textual Linguistics (LT) that performs the linguistic, discursive and cognitive operations regulating and controlling the production, construction and processing of written or oral texts in a natural reality of production. In order to carry out the research, we opted for the courses Technologist in Logistics and Technologist in Marketing and an analysis was made based on the sampling of 40 textual productions produced by the enunciators in said courses. The themes chosen were: Parental Alienation and Social Networks, both themes do not meet the expectations of the courses in question, but the choice was made because they are current and relevant to the social context. The specific objectives sought in this work are: 1. Define in the retextualization how the use of the reference elements occurs, in addition to the connections between the statements. 2. Verify that the use of multimodal and imagery: charge text in a classroom helps the student to produce argumentative texts. 3. To analyze the argumentative productions of the students of Higher Education, observing the questions related to the cohesion, the reference, and the use of the multimodal text and imaginary charge as base text. For this research to be successful in relation to the objectives, as well as the research questions, the intrinsic Case Study (EC) was used in addition to the bibliographic research. The results presented are: a) there is a need for the Higher Education student to write more, even if the university fulfills its role, emphasizing academic writing; B) work with writing in Higher Education should highlight the work with multimodal and / or imagery texts; C) the textual genre charge helped the enunciating informants to produce the argumentative text; D) enunciators use the cohesive mechanisms, even if sometimes they can not identify them. Thus, since it is known that the labor market today requires a professional who knows not only to read but also to write, it is understood to be essential textual production in the academic and professional environment.
Palavras-chave: Linguística Textual
Coesão
Argumentação
Charge
Área(s) do CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Citação: COSTA, Dorotea Maria Leal. Charge: subsídio para argumentação e utilização da coesão na produção textual no ensino superior. 2017. 214 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5939
Data de defesa: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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