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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo do desempenho em testes de memória e funções executivas de crianças de escola pública
Autor: Affonso, Thaís Lopes Barros 
Primeiro orientador: Silva Filho, José Humberto da
Resumo: A avaliação do desempenho da memória e das funções executivas em crianças e adolescentes através de instrumentos específicos, como os testes neuropsicológicos faz-se necessária para cada faixa etária e para se identificar quando o desempenho se desvia da norma, o que possibilita construir hipóteses explicativas de algum tipo de perturbação nesta fase do desenvolvimento humano. O presente estudo teve como objetivo desenvolver referências de padrões normativos para o TMCP - Testes de Memória de Curto Prazo e a versão eletrônica do WCST - Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (ambos desenvolvidos no Laboratório de Avaliação Psicológica/UFAM), para quatro faixas etárias de crianças de escola pública da cidade de Manaus (8, 9, 10 e 11 anos), bem como, analisar a eventual correlação entre os dois instrumentos. O presente estudo foi aprovado no Comitê de Ética da UFAM (CAAE 54249716.1.0000.5020). Participaram deste estudo 203 crianças, residentes na cidade de Manaus, sendo 42,4% do sexo feminino e 57,6% do sexo masculino, todos com idade entre 08 a 11 anos. Conforme esperado, e já previsto na literatura, o desempenho médio em cada faixa uma das quatro faixas etárias foi progressivamente melhor em ambos os testes. Sendo possível estabelecer padrões normativos para a versão eletrônica do WCST e do TMCP para este público. Observou-se, comparando-se o desempenho da amostra local com uma amostra nacional do WCST, que o desempenho local foi inferior ao nacional neste teste. O estudo de correlação de Pearson entre o TMCP e o WCST não demonstrou existir correlação significativa entre eles na maioria dos indicadores avaliativos dos dois testes, nas quatro faixas etárias. Ou seja, no presente estudo não foram encontradas correlações entre memória de curto prazo e funções executivas. O presente estudo apresenta-se com grande relevância social, pois disponibiliza para futuras investigações, padrões normativos dos desempenhos de crianças de escola pública nestes dois importantes instrumentos, sendo possível efetuar avaliações futuras de outras crianças com sintomas ou suspeitas de prejuízos cognitivos.
Abstract: The memory performance evaluation and the executive functioning test on children and adolescents through specific instruments such as neuropsychological tests are necessary on each age group as well as to ascertain performance standard deviation, allowing to set hypothetical explanations for any type of disorder during these two stages of human development. The objective of the present study was to develop referential normative standards for the Short-term Memory Test (STMT) and the electronic version of the Wisconsin Card Sorting Test (WCST), both carried out at UFAM`s Psychological Assessment Laboratory, with school aged children (8, 9, 10, 11 years old), and also to analyse how the above mentioned tests eventually correlate to each other. The present study was approved by the UFAM`s Ethics Committee under CAAE 54249716.1.0000.5020. A total of 203 children participated in the study, all were residents of Manaus, 42,4% were female and 57, 6% were male, aged between 8 and 11 years. As expected, and following previous literature, the average performance in each of the four age groups was progressively better on both tests. Thus it made possible to establish normative standards for both, the electronic version of the WCST, and the STMT given the researched public. The appraisal of the results showed that local performance was lower in the WCST than the national sample it was compared with. The Pearson’s correlating study between the STMT and the WCST did not demonstrate the existence of a higher degree of correlation among them on most of the assessment numbers for neither of the tests while considering all age groups. Therefore, in the current study no correlations between the short-term memory and the executive functioning were found. This study bears great social importance by granting future investigations with normative performance standards of public school kids using these two important instruments, thus enabling the assessment of other children with the symptoms of a cognitive disorder or suspected to suffer from it.
Palavras-chave: Teste neuropsicológico
Terceira Infância
Memória Sensorial
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citação: AFFONSO, Thaís Lopes Barros. Estudo do desempenho em testes de memória e funções executivas de crianças de escola pública. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5752
Data de defesa: 26-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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