Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5026
Tipo do documento: Dissertação
Título: Divulgação científica no ciberespaço: a visualização de colégio invisível em rede social digital
Autor: Marques, Andrielle de Aquino 
Primeiro orientador: Barbalho, Célia Regina Simonetti
Resumo: Discute os colégios invisíveis em rede social digital (o Facebook) para compor um ecossistema da divulgação científica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Possui natureza qualitativa e quantitativa delineados entre observação e levantamento dos sujeitos. Para a composição da amostra dos sujeitos da pesquisa, utilizou-se a produção de artigos científicos coletados em base de dados por meio do tema rede social nos anos de 2006 a 2011. Tal processo foi alcançado por meio de 2 passos para a identificação dos sujeitos, enquanto que o passo 3 descreve a natureza qualitativa da pesquisa com o levantamento do colégio invisível. Obteve-se como sujeitos 43 pesquisadores de instituições brasileiras, com participação na produção de artigos de autorias múltiplas. Dentre o colégio invisível observou-se a produção científica em conjunto com pesquisadores de outros países como Estados Unidos, França, Portugal, Canadá e Hungria, tais pesquisadores estrangeiros não estão inclusos na amostra da pesquisa. Entre os pesquisados com mais de uma publicação do total de 126 artigos coletados, verificou-se que os números de produção chegam até no máximo 3 artigos onde se destacam dois pesquisadores. A análise foi realizada tendo em vista os sujeitos que compõem os 9 grupos levantados pelos artigos. O estudo revelou que os sujeitos da amostra pesquisam sobre rede social, mas pouco interagem no Facebook, divulgam na rede social apenas os eventos e assuntos profissionais e não interagem entre si, esta foi a realidade levantada com a observação desta investigação.
Abstract: It discusses the invisible schools in digital social network (Facebook) to compose an ecosystem of popular science. It is a question of exploratory research, descriptive. It has qualitative and quantitative nature delineated between observation and survey of subjects. for the composition of the sample of research subject, it was used the production of scientific articles collected in the database with the theme social network in the years 2006 to 2011, this process was achieved through 2 steps to subjects’ identification, wherein the step 3 describes the qualitative nature of the research to the survey of the invisible schools. It was obtained as subjects 43 researchers from Brazilian institutions, with participation in the article production of multiple authorships. Among the invisible schools there was the scientific production together with researchers from other countries like the United States, France, Portugal, Canada and Hungary, such foreign researchers are not included in the research sample. Among the surveyed who had more of one publication from the total of 126 collected articles, it was found that the number of productions reaches a maximum of 3 items which features two researchers with that total. The collection was made in view of the subjects that constitute the 9 groups surveyed by the articles. The study shows that the subjects that compose the sample of investigation research on social network, but they weakly interact on Facebook, they post on social network only events and professional matters, and they don’t interact among themselves, it was the reality raised with the observation of this investigation.
Palavras-chave: Rede social digital
Facebook
Colégio invisível
Divulgação científica
Digital social network
invisible school
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citação: MARQUES, Andrielle de Aquino. Divulgação científica no ciberespaço: a visualização de colégio invisível em rede social digital. 2012. 106 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5026
Data de defesa: 5-Out-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Andrielle Marques.pdfReprodução Total Autorizada1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.