Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4831
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rede de colaboração científica do grupo de pesquisa BD&RI do ICOMP/UFAM: a configuração do seu ecossistema comunicacional
Autor: Sena, Vanessa da Costa 
Primeiro orientador: Barbalho, Célia Regina Simonetti
Primeiro membro da banca: Barbalho, Célia Regina Simonetti
Segundo membro da banca: Monteiro, Gilson Vieira
Terceiro membro da banca: Silva, Altigran Soares da
Resumo: Este trabalho analisa a constituição do ecossistema comunicacional do grupo de pesquisa Banco de Dados e Recuperação da Informação do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, a partir de sua rede de colaboração científica como objeto de estudo. Por meio de uma abordagem quantitativa, identificou-se os atores envolvidos na colaboração, a frequência desse relacionamento e os principais meios de comunicação empregados pelos membros da rede a qual o BD&RI está inserido. Utilizou-se como fonte de coleta de dados a Plataforma Lattes, onde foi possível detectar as produções publicadas em periódicos e eventos científicos durante o triênio 2010 – 21012 e que constaram no Coleta Capes do ano de 2013, período em que o PPGI/UFAM recebeu conceito 5 da CAPES. A análise dos dados possibilitou constatar que a rede de colaboração científica é um modelo sem escalas, sendo que as relações não aleatórias influenciam a ampliação dos contatos e a comunicação das descobertas científicas. Destaca-se que, neste trabalho, devido a algumas limitações, não foi possível ir além da composição da rede de colaboração científica, pois para compreender a constituição de um ecossistema comunicacional seria necessário identificar as interconexões existentes entre os fatores físico, ecológico e biótico.
Abstract: Éste trabajo analiza el establecimiento de la comunicación de los ecosistemas bases de datos del grupo de investigación y recuperación de la información del Instituto de Computación de la Universidad Federal de Amazonas, a partir de una red de colaboración científica como objeto de estudio . A través de un enfoque cuantitativo , se identificarón los que participan en la colaboración , la frecuencia de esta relación y los principales medios de comunicación empleados por los miembros de la red a la que se inserta la BD y RI . Se utilizó como fuente de recopilación de datos Plataforma Lattes, donde fue posible detectar las producciones publicadas en revistas y eventos científicos durante el período de tres años 2.010-21.012 y Capes colección consistió en el año 2013, durante el cual el PPGI / UFAM recibido Concepto 5 CAPES . El análisis de los datos permitió verificar que la red del Grupo consiste és um tipo de colaboración sin parar , y las relaciones no aleatorios influyen en la expansión de los contactos y la comunicación de los descubrimientos científicos. Es de destacar que , en este trabajo , debido a algunas limitaciones, no era posible ir más allá de la composición de la red de colaboración científica , porque para entender la constitución de un ecosistema comunicativo sería necesario identificar las interconexiones existentes entre factores físicos , ecológicos y bióticos
Palavras-chave: Ecossistemas Comunicacionais
Canais de comunicação
Recuperação de Informação - RI
Banco de Dados
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citação: SENA, Vanessa da Costa. Rede de colaboração científica do grupo de pesquisa BD&RI do ICOMP/UFAM: a configuração do seu ecossistema comunicacional. 2014. 96f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4831
Data de defesa: 19-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vanessa da Costa Sena.pdfReprodução Total Autorizada1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.