Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
Autor: Oliveira, Jean Serrão de 
Primeiro orientador: Ferreira, Sylvio Mário Puga
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.
Abstract: The present study has as proposed to analyze the speech and for práxis of the dimensions live in the Administration and Accounting Teaching in the City of Manaus, having dimensions – the technology, curriculum, University, learning teacher and evaluation in order to raise the reflexes on manager's identity and Accountant. In the technology dimension will be analyzed the balance of the use of this technology, having in mind that it involves teacher's previous preparation, of the student, of the learning environment and of the necessary materials that will be used. In the Universities dimension will be sought the factors that can influence in the Administration and Accounting teaching. In the Teacher dimension, they will be searched your knowledge and your experience in the formation and live of the new career Na learning evaluation dimension will be analyzed the factors that interfere in the process evaluation, be exam, proof, test adopted by the teachers. The Curricular Bars so much of Administration as Accounting they involve three formation factors the basic and instrumental formation, for professional and the complementary, more the apprenticeship supervised. This way, in the curricular bars dimension had carried itself in counts the admissibility verification of discipline invasions or although each discipline is conceived as an own space of the knowledge. Besides if search which are manager's competences and accountant. O Result of five searched dimensions will be introduced in tables that will allow for about for of data in several moments. answers of the questionnaire are constituted by men and women.
Palavras-chave: Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Estudos Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Citação: OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
Data de defesa: 28-Abr-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jean Serrão de Oliveira.pdfDissertação - Jean Serrão de Oliveira640,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.