Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM
Autor: Lobato, Sandreia Pantoja 
Primeiro orientador: Silva, Iolete Ribeiro da
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, que estuda o indivíduo no seu contexto histórico e social, valorizando, principalmente, os aspectos culturais de cada sociedade na formação social da consciência do indivíduo, considerando a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus seguidores, e contemplando também discussões trazidas por outros autores inspirados pela referida teoria. A metodologia contemplou instrumentos como a observação participante, que privilegiou o primeiro contato da pesquisadora com a escola. Isso permitiu, logo em seguida, a realização dos grupos focais, com a participação de 12 alunos do 5° ao 9° anos, que proporcionaram muitas discussões para esta pesquisa. E, por fim, realizamos três entrevistas com alguns discentes participantes dos grupos focais para aprofundar mais algumas questões pertinentes. Durante a construção dos dados da pesquisa, pudemos perceber questões interessantes sobre os adolescentes e a relação deles com a violência. Em primeiro lugar, é necessário destacar que a concepção que se foi construindo sobre a adolescência soa de maneira negativa para os alunos, já que a escola, em particular, tenta igualar seus comportamentos para que se tornem mais disciplinados. O que ficou claro na relação deles com a escola é que a comunicação entre eles pode estar enviesada, isto é, eles não se sentem compreendidos e não compreendem algumas atitudes e normas impostas pela escola. Afirmam que a relação deles com a escola não é boa. Os estudantes enfatizam, ainda, a relação professor-aluno, que foi bastante criticada por eles, já que esperavam um posicionamento diferente dos seus mestres, porque muitos os têm como referência para a vida. Além disso, muitos criticam também a falta de interesse dos pais em participar da vida escolar dos filhos, pois os pais fazem cobranças e vão acompanhar os filhos apenas quando estes já estão reprovados, dentre outras problemáticas citadas. Nesta pesquisa, foram consideradas, também, questões que envolvem as interações sociais entre os adolescentes e suas atitudes frente à violência existente na escola. Isso permitiu uma discussão direcionada à realidade vivida pelos estudantes no seu dia a dia.
Palavras-chave: Adolescentes
Violência
Escola
Relações
Sentidos e significados
Teens
Violence
School
Relationships
Meanings
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citação: LOBATO, Sandreia Pantoja. Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847
Data de defesa: 6-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandreia Pantoja Lobato.pdf619,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.