Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2337
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura e manejo agroecológico: o reconhecer de parâmetros e limitações sustentáveis em comunidades tradicionais, o caso Colônia Central - Redes do Tupé
Autor: Palmeira, Jorge Ricardo Garcia 
Primeiro orientador: Andrade, João Bosco Ladislau de
Resumo: Esta pesquisa trata do processo de implementação da sustentabilidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus/AM, localizada na margem esquerda do Rio Negro, acerca de 25 Km, na zona rural do município de Manaus. O objetivo central foi analisar a proposta de política social e ambiental implantada pelo poder público municipal vigente nas seis comunidades dessa reserva Especificamente, idealizou-se contextualizar a história acerca do lugar Tupé, identificando os parâmetros sustentáveis no contexto ecológico econômico e sociocultural e suas limitações, tendo como objeto de estudo a Comunidade Colônia Central devido à forma de agricultura desenvolvida, influenciada fortemente pela cultura e conhecimentos tradicionais de sua população no que concerne a compatibilizar sustentabilidade com conservação dos recursos naturais, desvelando o que é viável e insustentável, contribuindo para a mudança de um cenário de subsistência por um de desenvolvimento com sustentabilidade. Depois de reconhecidos esses parâmetros, limitações foram sobrepostas à matriz dos atributos de sustentabilidade e indicadores do Ministério do Meio Ambiente (2004), culminando com a estruturação de uma matriz situacional da comunidade, que contribuirá na formação e implementação de políticas mais incisivas para àquela área. Foram realizados levantamentos bibliográficos na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Universidade Federal do Amazonas e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia a fim de analisar todo o conteúdo proveniente dessa fase inicial. Realizaram-se viagens a campo, ocorridas em períodos descontínuos durante os meses de fevereiro, junho e agosto de 2006, e janeiro de 2007, para registro e anotações de uma etnografia do trabalho agroecológico e a caracterização da vocação dessa comunidade para a fruticultura, adequado a um modelo implícito sustentável totalmente contemplado nos objetivos propostos de criação dessa reserva, finalizando com os contrastes e limites advindos com a tentativa de implementação de um modelo de política participativo, social e ambiental evidenciado na entrevista semiestruturada concedida pelo gestor da área no período de 2005 a 2008.
Palavras-chave: Unidade de conservação
Agricultura familiar
Sustentabilidade
Fruticultura
Unité de conservation
Agriculture de famille
Sustentabilité
Fruticulture
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: PALMEIRA, Jorge Ricardo Garcia. Cultura e manejo agroecológico: o reconhecer de parâmetros e limitações sustentáveis em comunidades tradicionais, o caso Colônia Central - Redes do Tupé. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2337
Data de defesa: 10-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jorge Ricardo Palmeira.pdfDissertação - Jorge Ricardo Palmeira.pdf7,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.