Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
Autor: Salgado, Nilmara da Silva 
Primeiro orientador: Castro, Thaís Helena Chaves de
Resumo: As estruturas básicas de algoritmos são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas e entendê-las é um passo essencial no processo de aprendizagem, pois para se tornar um bom programador é necessário um conjunto de conhecimentos que vai além de conhecer a sintaxe e a semântica de uma linguagem de programação. Há vários métodos de aprendizagem de programação, como por exemplo, experimentos realizados em laboratórios e programação em pares. Porém, é necessário considerar formas de integração desses métodos que potencializem o aprendizado. Este trabalho apresenta uma abordagem diferenciada para a aprendizagem colaborativa de programação visual e sua conexão a um ambiente imersivo 3D onde os objetos, atores e comportamentos são resultantes dos programas desenvolvidos pelos estudantes organizados em times. É relatado um estudo piloto desenvolvido em uma disciplina de introdução à programação ofertada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, utilizando-se como estratégia central de colaboração as etapas iniciais de um esquema progressivo para aprendizagem de programação em grupo. Os resultados sugerem um impacto positivo especialmente no que diz respeito à motivação, visualização das produções e da interação entre os estudantes.
Abstract: The basic structures of algorithms are fundamental for the development of systems and understand them is an essential step in the learning process, because to become a good programmer you need a body of knowledge that goes beyond the syntax and semantics of a language programming. There are several methods of learning programming, such as the experiments performed in laboratories and pair programming. However, it is necessary to consider how to integrate these methods that enhance the learning. This paper presents an unconventional approach to collaborative learning of visual programming and its connection to a 3D immersive environment where objects, actors and behaviors are the result of programs developed by team-organized students. We report a pilot study in an introductory programming course offered in a Federal Institution of Higher Education, using as a central strategy for collaboration the initial stages of a progressive scheme for group programming learning. Results suggest a positive impact especially with regard to motivation, visualization of production and interaction among students.
Palavras-chave: Aprendizagem de programação
Cenários de colaboração
Linguagem de programação
Mundos virtuais
Learning programming
Collaborative scenarios
Virtual worlds
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Computação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: SALGADO, Nilmara da Silva. Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145
Data de defesa: 4-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Nilmara Silva Salgado.pdfDissertação - Nilmara Silva Salgado2,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.