Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3994
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel da língua materna na sala de aula de línguas estrageiras
Autor: Silva, Sérgio Armstrong Russo da 
Primeiro orientador: Ferreira, Herbet Luiz Braga
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Segundo membro da banca: Souza, Sérgio Augusto Freire de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as situações em que a L1 aparece nas salas de aula de línguas estrangeiras modernas, inventariar essas ocorrências nas salas de aula, identificar em que contextos de condução de suas aulas os professores aplicariam a L1, examinar em que momentos o material permite e incentiva o uso da L1, e organizar os dados levantados para auxiliar os professores de línguas estrangeiras modernas nas tomadas de decisões relacionadas à presença da língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, descreve-se as circunstâncias em que as línguas em presença interagem, levantando uma tipologia classificatória do aparecimento e das circunstâncias que cercam a presença da língua materna. Num primeiro momento, passa-se em revista teorias, métodos e abordagens de ensino de línguas desde o período clássico até os dias atuais, tendo como fio condutor a discussão sobre o papel e a presença da língua materna no ensino de línguas estrangeiras. Num segundo momento, expõe-se a escolha dos instrumentos metodológicos utilizados para a coleta dos dados e apresentam-se os dados significativos da pesquisa. Em um terceiro momento, discutem-se esses dados apresentando uma tipologia classificatória. Por fim, em um quarto e último momento, faz-se um balanço deste trabalho e apresenta-se as considerações finais.
Abstract: This research paper aims to identify the circumstances which L1 appears in a language classroom, list all the occurrences in the classroom, identify when teachers would use L1 in their classrooms, analyze in which circumstances the book allows and even promotes L1 use, and organize the data raised in order to help foreign language teachers make right decisions in their classrooms. Therefore, it describes the circumstances in which both languages interact leading to a typological classification of its presence. First of all, it presents theories, approaches and methods from the classic era until present trends discussing the role and the presence of the mother tongue in the Foreign Language Teaching. Second, it shows the methodology used to gather the data and brings a presentation of the significant data collected. Fourth, we discuss the data presenting a typological classification of it. Finally, we review and evaluate everything we did in this research and present our conclusions.
Palavras-chave: Língua materna
Língua Estrangeira
Ensino de línguas
Abordagens e métodos
Mother tongue
Foreign language
Language teaching
Approaches
Methods
Área(s) do CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Sérgio Armstrong Russo da Silva. O papel da língua materna na sala de aula de línguas estrangeiras, 2012. 138f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3994
Data de defesa: 27-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Sérgio Armstrong Russo da Silva.pdfDissertação - Sérgio Armstrong Russo da Silva3,88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.