Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2596
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desempenho gerencial no processo de certificação florestal em uma empresa madeireira no Estado do Amazonas: estudo de caso
Autor: Guimarães, Jaiandra da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Neliton Marques da
Resumo: O objetivo deste projeto consistiu em analisar a atuação gerencial da empresa Gethal Amazonas S. A, uma organização florestal, para averiguar seu desempenho quanto ao cumprimento das condicionantes para o sistema de Certificação Florestal. A pesquisa apresenta caráter exploratório, com avaliação dos dados de maneira realista e sistemática, e caráter fenomenológico, relacionado à intuição intelectual, estando presente à consciência do participante do processo, sendo assim, o método qualitativo considerado o mais adequado nessa abordagem. As técnicas utilizadas foram pesquisa documental e entrevistas com aplicação de questionários. A Gethal sofre um momento de adaptações, encontrando assim, grandes dificuldades para realização das condições impostas. O processo requer todo um planejamento financeiro e pessoal, tendo em vista, demandar altos custos, necessitar da atuação ativa dos agentes envolvidos, envolverem estudos complexos exigindo profissionais específicos e parcerias. O desempenho gerencial tem contribuído para o uso mais sustentável dos recursos naturais, madeireiros e não madeireiros, no entanto, como a empresa já executa o processo de certificação há 04 (quatro) anos observa-se que às disfunções encontradas pela certificadora já deveriam ter alcançado um nível de minimização mais significativo que permitissem modificações concretas. A dificuldade em responder efetivamente as condicionantes impostas reside: na necessidade de um empenho mais intenso no sentido de envolver satisfatoriamente todos os públicos em questão com o processo da empresa, na carência de estratégias que mensure o entendimento dos públicos sobre o que é e qual a importância da Certificação, na ausência de um diagnóstico sócio participativo que saía da esfera da superficialidade e nas influências do faturamento da empresa, como flutuação do dólar, barreiras impostas por órgãos ambientais e o próprio mercado europeu que exige a marca CE (Comércio Europeu). A empresa precisa buscar maior efetividade gerencial a fim de responder satisfatoriamente as condicionantes para o bom manejo florestal.
Palavras-chave: Manejo Florestal
Certificação Florestal e Desempenho Gerencial
Forest Management
Forest Certification and Performance Management
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Ciências Agrárias
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citação: GUIMARÃES, Jaiandra da Silva. O desempenho gerencial no processo de certificação florestal em uma empresa madeireira no Estado do Amazonas: estudo de caso. 2005. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2596
Data de defesa: 3-Nov-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Jaiandra Guimaraes.pdf349,72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.